sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Músicos da Orquestra Jazz Sinfônica agora estão amparados pelo Sindmussp.

Foto: Marcos Santos
Diretor Valdir Ramiro entregando as carteirinhas aos músicos da Jazz Sinfônica.
A Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo foi criada em 1989 durante o governo de Orestes Quércia. O idealizador foi o músico Arrigo Barnabé – então assessor do secretário de cultura, Fernando Moraes –, que sentiu o desejo de resgatar as tradições das antigas orquestras de rádio e televisão (1930 a 1960). Porém, os músicos deste importante segmento musical nunca tiveram uma entidade sindical que os representasse de fato. 
Foto: Marcos Santos
Presidente Gerson Tajes discursando durante assembleia realizada em julho/2014
Mas, depois de várias reuniões com o Presidente Gerson Tajes e o Diretor Artístico e Regente Titular João Maurício Galindo, houve um consenso entre as duas entidades e hoje o Sindmusssp e os músicos eruditos, comemoram mais um episódio dessa história que começou a ser escrita um ano atrás. Orgulhosos, os integrantes da Jazz Sinfônica fazem questão de posar para fotos que ficarão eternizadas não só na memória deles, mas, das próximas gerações que herdarão uma entidade sindical forte e com total representatividade e legitimidade junto aos governos:federal, estadual, municipal e, acima de tudo, junto à sociedade. O diretor do Sindmussp Valdir Ramiro quem entregou as carteirinhas e aproveitou para esclarecer algumas dúvidas durante entre um intervalo e outro do ensaio. 

Com formação bastante singular, a Jazz Sinfônica une a orquestra dos moldes eruditos a uma big band de jazz. O resultado é uma sonoridade exclusiva, que tem lhe conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira por meio de arranjos contemporâneos e únicos.
Foto: Marcos Santos
Músicos se preparando para mais um ensaio no teatro Caetano de Campos-Aclimação/SP

Formada por 82 músicos, a Jazz Sinfônica apresenta-se em concertos regulares na capital e interior do estado de São Paulo, em muitos com Tom Jobim, Milton Nascimento, Gal Costa, João Bosco, Toquinho, Paulinho da Viola, Daniela Mercury, John Pizzarelli, Stanley Jordan, Gonzalo Rubalcaba, Dee Dee Bridgewater e Paquito D’Rivera, entre outros. Já desenvolveu mais de 1,4 mil partituras baseadas em temas da música popular brasileira e mundial. Orquestrou músicas durante exibições de filmes, como Encouraçado Poterkin e Metrópolis. No cinema, também ganhou seu primeiro documentário, em 2011: A Nave – uma viagem com a Jazz Sinfônica de SP.
Foto: Marcos Santos
O diretor artístico e regente titular da Jazz Sinfônica - João Maurício Galindo regendo o ensaio.  Desde janeiro de 2012, a orquestra é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte.
Foto: Marcos Santos
Musicistas da Jazz Sinfônica exibindo as carteirinhas de associadas entregues pelo diretor Valdir Ramiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário